quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Instalando o PHP 5.3.x – x86 – VC9 – Thread Safe no Windows 7

Está é a 2ª etapa de um total de três etapas de um super tutorial que aborda a instalação individual do Apache2.2,PHP5.3.x, e Mysql5.5.x.
Agora nesta etapa vamos aprender a instalar o PHP 5.3.x VC9 TS para rodar com o Apache Lounge sob o sistema operacional windows 7. A instalação do Apache Lounge foi explicada na 1ª etapa, postada em Instalando o Apache 2.2, compatível com versão VC9 do PHP, no Windows 7, postagem essa que explica sobre a possibilidade de instalar o PHP VC9 também sob o Apache e não somente sob o IIS.
ATENÇÃO: É de extrema necessidade ter acompanhado a 1ª etapa para poder ter maior proveito desta 2ª etapa.
Tendo suprido esses requisitos vamos ao pote de ouro então...
1- Acesse o site oficial do PHP para download, mais especificamente em windows.php.net/download que nos fornece exatamente os binários do PHP para serem instalados no Windows, que no nosso caso será uma instalação do PHP 5.3.x no Windows 7.
OBSERVAÇÃO
Caso não consiga fazer download do binário do PHP para Windows no site oficial, segue logo abaixo um link alternativo para baixar o PHP do meu servidor.
Estou disponibilizado essa opção, pois as vezes o site oficial está OFF, como por exemplo no momento que atualizo essa postagem. -> (19/03/2011 - 16:05 Hora de Brasília).
Mas só usem o link abaixo caso o site oficial esteja fora do ar.
Link alternativo para download do php-5.3.5-Win32-VC9-x86.zip - Aproximadamente 15MB:
php-5.3.5-Win32-VC9-x86.zip

Note que pra quem não sabe exatamente o que deseja, pode confundir-se sobre qual distribuição baixar. Nesse tutorial utilizo a versão 5.3.5 VC9 Thread Safe em ZIP, mas porque? Afinal lá tem a VC9, a VC6 e tem também Non Thread Safe... Porque escolhi exatamente a versão do PHP 5.3.x VC9 e  Thread Safe?  hehehe Calma... a sede de conhecimento é grande e eu entendo e por isso vou explicar alguns pontos que podem ajudar a entender o porque desta escolha.
- Diferença entre VC6 e VC9:
No manual do PHP diz que se você for utilizar o PHP com Apache baixados do site apache.org, então você precisaria usar a versão VC6.
Se estiver usando PHP com servidor IIS você precisará usar versões do PHP VC9, porém se você acompanhou este tutorial desde sua 1ª Etapa, sabe que ensino uma alternativa que possibilita a instalação do PHP VC9 com Apache.
VC6 - Versões compiladas com Visual Studio 6
VC9 - Versões compiladas com o Visual Studio 2008 que tem otimizações em performance e estabilidade. As versões VC9 requerem que você tenha instalado o Microsoft 2008 C++ Runtime (x86) ou o Microsoft 2008 C++ Runtime (x64) para casos de arquiteturas 64 bits. (esta arquitetura não será abordada nesse tutorial).
- Diferença entre Thread Safe (TS) e Non Thread Safe (NTS):
De acordo com um artigo que li no site iis-aid.com devemos utilizar o NTS em servidores IIS com PHP rodando em Fast CGI e TS em servidores rodando o PHP como módulo do Apache, que é justamente o nosso caso nesse tutorial.
Para mais informações e um compreendimento melhor sobre TS e NTS leia o seguinte artigo em inglês:
http://www.iis-aid.com/articles/my_word/difference_between_php_thread_safe_and_non_thread_safe_binaries.
Sanadas estas dúvidas a respeito, vamos em frente.
2- Após baixar a versão PHP 5.3.x VC9 e  Thread Safe  em ZIP, descompacte os arquivos e coloque a pasta dentro do C:\e renomeie a pasta principal do PHP para a seguinte forma C:\php.
3- Vamos agora configurar o PHP . Procure dentro da pasta do PHP dois arquivos chamados php.ini-development ephp.ini-production. Encontrado esses dois arquivos cabe agora definirmos qual  é mais apropriado às nossas necessidades.
Basicamente as diferenças entre php.ini-development e php.ini-production são essas:
php.ini-development: Voltado para desenvolvedores, como já diz no próprio nome, sua configuração já está direcionada às necessidades de um desenvolvedor, como por exemplo o tratamento da exibição de erros de forma que o desenvolvedor possa visualizar e acompanhar o que vai acontecendo com suas aplicações na hora de testes.
php.ini-production: Como também já diz no nome, está mais voltado para usuários finais, ou seja, que não são desenvolvedores e que acessam páginas em PHP, onde no mesmo exemplo de erros temos um tratamento e exibição de forma diferente, utilizado por servidores de hospedagem.
Em nosso caso queremos a versão php.ini-development.
Abra este arquivo com o Bloco de notas e após as modificações que citarei mais abaixo 'salve como' php.ini apenas.
Configurações básicas e necessárias:
Dica: Role a rolagem com calma e leia com atenção as diretivas.
Substitua os valores das diretivas citadas logo abaixo para os respectivos valores informados:
post_max_size = 50M

# retire o ';' do início da diretiva extension_dir para ativa-la
extension_dir = "C:/php/ext"

upload_max_filesize = 50M

# na lista de extensões, retire o ';' do início da linha para ativar as seguintes extensões

extension=php_curl.dll
extension=php_gd2.dll
extension=php_mbstring.dll
extension=php_mysql.dll
extension=php_mysqli.dll
extension=php_pdo_mysql.dll
extension=php_xmlrpc.dll
Para utilizar outras extensões procure informações detalhadas e específicas para cada extensão que desejar utilizar. Por enquanto as que eu indiquei logo acima, serão o suficiente para termos um PHP bem funcional.
Se você quiser enviar e-mails usando a função mail () do PHP, deverá inserir os detalhes de um servidor SMTP (servidor de seu provedor deverá dar suporte à este tipo de utilização, recomendo o Gmail), para inserir os detalhes de um servidor SMTP procure por:
[mail function]

; For Win32 only.
SMTP = mail.myisp.com
smtp_port = 25
; For Win32 only.
sendmail_from = my@emailaddress.com
Altere os valores de SMTPsmtp_port e sendmail_from, para os valores respectivamente de seu servidor SMTP e seu email, mas nem todos os seviores SMTP de provedores de terceiros darão suporte à esta utilização local, procure mais informações a respeito, tente o Gmail por exemplo.
4- Para garantir que o Windows possa encontrar o PHP, você precisa alterar PATH nas Variáveis de Ambiente.

Nota: Hoje em nosso caso não precisamos mais colocar o aquivo php.ini na pasta c:\Windows basta seguir as instruções a seguir para que o Windows encontre o PHP.
Faça da seguinte forma:
No Painel de Controle, escolha Sistema e Segurança, depois Sistema, depois no menu lateral, do lado esquerdo, escolha Configurações avançadas do sistema. Isso abrirá uma janela e com a aba AVANÇADO selecionada, clique no botão "Variáveis de Ambiente ", na próxima janela será onde devemos efetuar as modificações que ilustro logo abaixo.
Percorra a lista de Variáveis do Sistema e clique em "PATH", depois no botão "Editar".
Digite ";C:\php" ao final da linha, exatamente depois de todas as entradas já existentes (não esqueça do ;). Clique em Ok e feche as janelas.
Se tiver dúvidas, olhe a imagem logo abaixo, que está em Inglês, mas não terá dificuldade de identificar no seu Windows 7 caso ele seja em Português.
php-variavel-ambiente
Observação: Na ilustração acima a última entrada antes de ;c:\php não necessáriamente será a última que estará no seu computador, portanto ignore o valor que estiver, apenas coloque o php no final, sem esquecer do ';' na frente.
ATENÇÃO: Agora, antes de seguir adiante, você precisa necessariamente reiniciar o Windows 7.
5- Após o sistema ser reiniciado vamos configurar o PHP 5.3.x VC9 TS  como um módulo do Apache, para isso deve ter acompanhado a 1ª etapa do tutorial e ter o Apache devidamente instalado. Vamos efetuar algumas configurações no arquivo httpd.conf localizado dentro do diretório do Apache na pasta conf/, mais precisamente nesse caminho:c\:Apache2\conf\httpd.conf.
Após abrir  o arquivo com o bloco de notas vamos efetuar as modificações:
Deixe os valores das seguintes diretivas abaixo exatamente como ilustrado a seguir:
# adicione index.php antes ou depois de index.html
DirectoryIndex index.php index.html
- Role a  rolagem até o final do arquivo e depois de tudo adicione o seguinte:
PHPIniDir "C:\php"

LoadModule php5_module "C:\php\php5apache2_2.dll"

<IfModule mod_mime.c>
AddType application/x-httpd-php .php
AddType application/x-httpd-php-source .phps
</IfModule>
Salve as alterações e reinicie o Apache (Se acompanhou a 1ª etapa deste tutorial, já deve saber como reiniciar o Apache)
6- Vamos agora testar um arquivo PHP, portanto abra seu editor web preferido, crie um novo documento PHP e coloque em seu conteúdo a seguinte linha:
<?php phpinfo(); ?>
Salve o arquivo como index.php na pasta D:\web que criamos na 1ª etapa do tutorial, quando instalamos o Apache.
Abra o seu navegador web preferido, recomendo Firefox, e acesse o endereço http://localhost e se tudo estiver ok, será exibido as informações sobre o PHP que acabamos de instalar.
Espero que tenham aprendido bastante!
Aproveite essa vontade de aprender e complete seu servidor de desenvolvimento, conferindo a 3ª e última etapa deste super tutorial e saiba como instalar o MySQL 5.5.8 no windows 7.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ajude com nossas INFOrmações. Retribua com bons comentarios."

Postagens populares